RizVN Login



Música e artes plásticas juntas homenageando Caymmi
Qua, 11 de Dezembro de 2013 17:22

1486670 1398297467079849 109193469 n

 

Uma ótima opção artístico-cultural para iniciar em alto estilo o final de semana é o show “INAH CANTA CAYMMI”, nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 22 horas, na Área Verde do Hotel Jardim Atlântico, em Ilhéus, com a cantora amazonense Inah. Sua banda é composta por Marcelo Assis no contrabaixo, Matheus Luna no violão 7 corda, Lucas Araújo na bateria, Léo de Luccas nos teclados e Jaime Novaes na percussão.

 

A apresentação do show é do jornalista e gestor cultural Maurício Corso, que no ano passado também apresentou o espetáculo da Família Caymmi em Ilhéus. No cenário, além do mar e da belíssima natureza que se pode ver no local, serão também projetadas imagens de pinturas da artista plástica ilheense Jane Hilda Badaró, com produção de vídeo de Watson Negreiro Neto e as fotos de divulgação de Clebson Galdino. “Ter imagens de pinturas minhas projetadas, compondo o cenário do show INAH CANTA CAYMMI, é motivo de grande alegria. É um jeito de participar desta homenagem ao grande Dorival Caymmi pelo seu centenário e, ao mesmo tempo, dar as minhas boas vindas a esta magnífica cantora que é INAH “, diz Jane Hilda .

 

INAH é natural de Porto Velho, Rondônia. Com uma bela voz e ótima presença de palco, ela vem se destacando no cenário musical, através de shows e festivais de música. Possui um disco gravado e prepara repertório para o segundo trabalho. Prioriza a música brasileira de qualidade, especialmente a música da Amazônia, com ritmos mais diversos.  Eclética e muito exigente com tudo o que faz, Inah busca através de suas interpretações levar a energia que a boa música proporciona. Há cerca de um ano veio morar em terras grapiúnas, acompanhando o esposo Clebson Galdino, gerente da Caixa Econômica Federal, transferido para Ilhéus. Como forma de apresentar-se ao público ilheense, Inah faz uma homenagem aos baianos, aos pescadores e suas famílias, através do show em alusão ao centenário de Dorival Caymmi. “Dorival Caymmi é um ícone da música brasileira. Homenageá-lo é o melhor jeito que encontrei para fazer minha saudação à Bahia, lugar que agora estou vivendo”, comentou a cantora.

 

Dorival Caymmi -  o homenageado -  é um artista atemporal.  Foi cantorcompositor, poeta popular, violonista, pintor e ator brasileiroCompôs inspirado pelos hábitos, costumes e  tradições do povo baiano. Sua obra invoca principalmente a tragédia de negros e pescadores da Bahia: O Mar; História de Pescadores; É Doce Morrer no Mar; A Jangada Voltou Só; Canoeiro; Pescaria;  Saudade da Bahia; Samba da Minha Terra; Doralice; Marina; Modinha para GabrielaMaracangalha; Saudade de Itapuã; O Dengo que a Nega Tem; Rosa Morena; dentre  tantas outras belas e inesquecíveis canções. Em 1972 compôs  "Oração de Mãe Menininha", gravada por grandes nomes como Gal Costa e Maria BethâniaCaymmi desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica.  Morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos. Sua obra, entretanto,  é eterna e está muito bem marcada na história da música brasileira.

 

Jane Hilda nasceu no Rio de Janeiro, mas se diz “baiana da gema”, pois com meses de idade mudou-se para Ilhéus, onde possui suas raízes familiares. Já na adolescência envolveu-se com teatro e poesia sentindo, de alguma forma, a arte correr em suas veias.  Mestre em Direito, é advogada e professora concursada da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.  A partir de 2011 começou a dedicar-se também às artes plásticas. Naquele ano fez sua primeira exposição individual, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. Depois disso, vem realizando diversas exposições individuais e coletivas, em vários espaços culturais e eventos na cidade de Ilhéus. Também tem participado de exposições coletivas em outros estados brasileiros a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, e também fora do país. “ Agende-se para este show! É imperdível” , diz ela.

 

Adicionar comentário



Copyright © 2012-2014 - Vejo Arte - Revista Cultural. Todos os direitos reservados  |  Desenvolvimento: Fábio Carvalho.

Joomla! Template design and develop by Wootem.ru - http://www.joomvision.com